Dores constantes nos joelhos e progressivas não são sintomas que você deve se acostumar. É preciso investigar com um médico especializado para se certificar que não seja um caso de artrose do joelho.
Artrose do joelho consiste na degeneração da cartilagem articular do joelho e atinge grande parte da população acima dos 50 anos, obesos e sedentários. No entanto, mesmo que você não se enquadre neste perfil, você ainda pode ter desenvolvido esta patologia que não possui cura, mas possibilita diversos tratamentos não-cirúrgicos para controle do progresso e melhoria na qualidade de vida do paciente.
O tratamento inicial deve começar com mudanças na rotina com inserções de atividades físicas diárias (ou, de acordo com indicação médica, fisioterapia), alterações na alimentação com o intuito de evitar o sobrepeso, uso de anti-inflamatórios e, em alguns casos, infiltrações com corticóide. A viscossuplementação pode ser uma alternativa rápida para amenizar as dores e facilitar a rotina de quem tem artrose.
O que é Viscossuplementação?
Viscossuplementação é o procedimento que injeta dentro da articulação do paciente um produto chamado ácido hialurônico. Este ácido é uma substância produzida normalmente pelo corpo humano e reveste as articulações, fazendo também parte da estrutura da cartilagem.
Quando o paciente sofre de artrose no joelho, ocorre o espessamento do tecido que reveste a cartilagem (sinóvia), o que leva a produção de um líquido sinovial de pior qualidade e em maior quantidade, porém que lubrifica pouco a articulação. O intuito da viscossuplementação é inserir o líquido que lubrifique esta articulação, diminua a dor e previna a evolução da doença.
Os efeitos da infiltração do ácido hialurônico variam de acordo com a gravidade da doença apresentada. Em pacientes com casos iniciais de artrose é esperado que o efeito da medicação dure entre 6 e 12 meses, podendo ser repetido após este período de tempo e o recomeço das dores.