fbpx
Picture of Ortho Spine

Ortho Spine

Saúde em quarentena: dicas além do COVID-19

Falar sobre a importância de preservar a saúde física na quarentena, estabelecer uma rotina saudável e a higienização como principais formas de enfrentar a pandemia de COVID-19 é importante, no entanto o estresse do isolamento social durante este período é uma realidade (e atinge à todos) e pode causar uma série de problemas psicológicos.

“Em uma pandemia, o medo, a insegurança e as incertezas que permeiam a sociedade contribuem com o surgimento e agravamento das doenças mentais. O  isolamento pode aumentar os níveis de ansiedade e estresse em indivíduos saudáveis e intensificar os sintomas daqueles com transtornos preexistentes. A boa notícia é que medidas simples podem atenuar os efeitos da quarentena e a ameaça do surgimento de doenças psíquicas.” explica a psicóloga Dra. Ana Paula Turski.

Medo e preocupação constante sobre a sua saúde e da sua família; mudança na rotina alimentar e do sono (insônia ou excesso de sono); ansiedade excessiva; agravo de doenças crônicas; discussões familiares e aumento excessivo do consumo de álcool, tabaco e outras drogas podem ser formas que a sua mente encontrou para expressar: “Ei, eu não estou bem.”

A Clínica Ortho Spine, juntamente com a psicóloga Dr. Ana Paula Turski, preparou algumas dicas importantes para você cuidar da sua saúde mental em tempos de quarentena.

 

Cuide da sua saúde mental

Não acredite em Fake News!

Especulações e notícias sensacionalistas geram muita ansiedade. Procure manter fontes de informação seguras e evite exposição excessiva sobre o tema. Vamos aliviar a mente?

Busque atividades que te deem prazer.

Leia aquele livro que você deixou para depois, organize suas playlists de músicas favoritas, prepare novas receitas, faça uma limpeza na casa e mude todos os móveis de lugar, cuide de uma hortinha, passe mais tempo com a família, dedique um tempo para aprender um novo hobbie e por aí vai.

Encontre novos hobbies na quarentena

Você sabe o que é higiene do sono?

30 minutos antes de dormir, desligue todas as telas próximas de você (televisão, celular, computadores) e aproveite este momento para se desconectar e ter uma noite de sono bem mais tranquila. Este processo ajuda, muitas vezes, quem está convivendo com a terrível insônia.

Home Office não é ficar de pijamas o dia todo, ok?

Estabelecer horários e um planejamento para sua rotina pode contribuir (e muito!) para a sua produtividade e busque o melhor local e horário para isso. Algumas pessoas preferem trabalhar com música, outras em horários de madrugada para evitar barulhos. Busque o que for melhor pra você.

Aceite o momento de descanso.

Este período também pode representar um momento para recarregar as energias, descansar uma possível rotina exaustiva e evitar atividades sociais extenuantes. Aproveite também para explorar o autoconhecimento.

Não se isole totalmente!

Reserve um momento do dia para interações sociais. Utilize videochamadas, ligações telefônicas, redes sociais ou até mesmo um simples momento de refeição com a sua família em casa podem ser essenciais para manter os laços afetivos e a sociabilização.

Mantenha a saúde física em equilíbrio

Alongue pela manhã, medite e pratique exercícios em casa (listamos alguns aplicativos que podem ajudar no final deste artigo).
Procure fazer refeições saudáveis, beba água e durma em horários regulares.

Caso precise, busque apoio profissional

É normal ter momentos de tristeza, ansiedade ou frustração, mas caso estes sintomas sejam constantes, intensos e que possam te causar danos físicos, procure pelo seu médico, psicólogo e/ou familiar. Vários profissionais estão realizando consultas online ou você pode ligar para 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Lista de alguns aplicativos úteis para quarentena
(e fora dela também!)

Zoom (Android e IOS)
O aplicativo de videoconferências foi o mais baixado nos Estados Unidos e mostra a necessidade de reuniões de trabalho remotas, mas também pode ser usado para encontros sociais.

House Party (Android e IOS)
A rede social com foco em interações de vídeo promete desde fazer chamadas de vídeo, até jogar games.

Tik Tok (Android e IOS)
Revolucionando as redes sociais, o Tik Tok é um aplicativo que permite o usuário fazer vídeos com música.

Bandsintow (Android e IOS)
Com a quarentena, as agendas de shows foram suspensas, mas as famosas “lives” estão fazendo sucesso e o aplicativo está mudando para notificar os usuários sobre as transmissões ao vivo oferecidas pelos músicos.

Nike Training Club (Android e IOS)
O aplicativo gratuito da Nike disponibiliza mais de 100 treinos e circuitos de academia elaborados por profissionais. Mesmo sendo iniciante ou profissional, o app oferece diferentes níveis de dificuldade e ainda reúne informações sobre o seu desempenho.

Pocket Yoga ( Pago – Android e IOS)
Se você não é muito fã de academia, mas ainda assim quer fazer algum tipo de exercício, o app possui 27 aulas de yoga de diferentes níveis. Com exercícios de respiração e postura, pode ajudar a relaxar e diminuir a ansiedade.

Meditopia (Android e IOS)
É um aplicativo que oferece mais de 200 tipos de meditação e músicas que ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a dormir bem.

James (Android e IOS)
Assim como Rappi, o aplicativo James promete entregar seus produtos em até 35 minutos. No total, são mais de 4 mil estabelecimentos parceiros no Brasil, sendo possível comprar até botijão de gás. A desvantagem é que o serviço ainda possui uma região limitada de atendimento.

-Loop – acompanhador de hábitos (Android)
Quer organizar sua rotina e manter seus hábitos? O aplicativo Loop ajuda você a manter o foco e permitindo que você alcance seus objetivos ao longo prazo.

 

Mais Artigos

Dor nas Costas: especialista explica mitos e verdades

Dor nas costas é um sintoma que 9 a cada 10 brasileiros sentem, mas o que é mito ou verdade? A maioria das pessoas associam dor nas costas à sobrepeso e sedentarismo, mas você sabe outras práticas que podem prejudicar

Saúde em quarentena: dicas além do COVID-19

Falar sobre a importância de preservar a saúde física na quarentena, estabelecer uma rotina saudável e a higienização como principais formas de enfrentar a pandemia de COVID-19 é importante, no entanto o estresse do isolamento social durante este período é

Osteoporose e Osteopenia

Osteoporose dói? Tem cura?  Osteoporose só atinge mulheres? É verdade que uma pessoa pode quebrar um osso ao tossir? A doença mais comentada e temida, principalmente pelas mulheres, ainda provoca muitas dúvidas e alguns mitos acabam sendo perpetuados ao longo