Lesões do Trabalho (LER/DORT)
LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é a nomenclatura para um grupo de doenças que afeta músculos, nervos, tendões dos membros superiores e sobrecarrega o sistema musculoesquelético, provocam dor e inflamação e podem alterar a capacidade funcional da região comprometida. As principais doenças relacionadas são tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, entre outras.
Também chamada de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), ou síndrome dos movimentos repetitivos, podem ser causado por esforços repetidos continuadamente, como por exemplo um digitador (confira a matéria sobre o uso inadequado do computador), ou que exigem muita força na execução, vibração ou estresse, como por exemplo funcionários de linhas de montagem, operador de britadeira, esportistas e pessoas que fazem trabalhos manuais, como por exemplo, tricô e crochê.
Diagnósticos
O diagnóstico é simples e clínico. Ao se dirigir ao médico do trabalho, o mesmo poderá encaminhar para um clínico geral ou ortopedista para uma avaliação mais específica da patologia.
As principais doenças do trabalho são:
– Tendinite
– Tenossinovite
– Bursite
– Epicondilite
– Síndrome do Túnel do Carpo
– Dedo em gatilho
– Síndrome do desfiladeiro torácico
– Síndrome do pronador redondo
– Fascite plantar
– Lombalgia
Sintomas
Os sintomas de LER variam de acordo com as patologias, mas em geral são: dor nos membros afetados (superiores, inferiores e dedos), formigamento e fadiga muscular, redução dos movimentos, inflamação e mialgia.
Para um melhor diagnóstico, e consequente um tratamento adequado, é imprescindível se atentar a origem dos sintomas e o seu agravamento em um período de tempo.
Prevenção e Tratamento
O médico do trabalho, juntamente ao responsável pela segurança no trabalho, devem sempre esclarecer aos funcionários formas de atingir e preservar o equilíbrio entre homem, máquina, condições de trabalho e o ambiente, proporcionando ergonomia e bem-estar.
Nos casos de lesões, o tratamento pode ser o uso de anti-inflamatórios ou aplicação de corticoides na área de lesão ou por via oral, fisioterapia ou intervenção cirúrgica. Mas sempre a partir de um acompanhamento médico especializado.
Dicas para evitar LER/DORT
Se você trabalha muito tempo sentado ou em um computador:
– Procure manter as costas eretas, apoiadas num encosto confortável e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado. O computador deve estar na altura dos olhos e os punhos não podem estar dobrados.
– A cada uma hora, pelo menos, levante-se, ande um pouco, faça alongamentos e aproveite para beber água.
– Busque sempre manter uma rotina de atividades físicas com o intuito de fortalecimento muscular.
Se você trabalha muito tempo em pé ou andando:
– Qualquer região do corpo pode ser afetada por LER desde que seja exposta a mecanismos de traumas contínuos. Portanto, a síndrome pode manifestar-se em regiões do corpo como a coluna lombar, se a sobrecarga ocorrer, ou no tendão do calcâneo (tendão de Aquiles) se a pessoa caminha ou corre longas distâncias.
– Verifique se o seu calçado de trabalho é o adequado para o seu tipo de serviço. Os sapatos devem ser confortáveis, ajustados corretamente e não podem ser altos demais ou rasteiros.