fbpx

Pé e Tornozelo

Especialista em Pé e Tornozelo

Frequentemente quando o paciente procura um especialista de tornozelo e pé, as queixas estão associadas às deformidades, as desordens no suporte de carga corporal durante a marcha ou ortostase e a dor.  O pé é constituído por 19 músculos, 26 ossos, 107 ligamentos e 33 articulações.

Quando há deformidades adquiridas ou congênitas, são agravadas pela fadiga, idade, traumas, pressão inadequada dos calçados ou tentativas frustradas de tratamento.

As principais patologias que atingem o pé e tornozelo, na ortopedia, podem ser diagnosticadas e indicadas ao tratamento na Clínica Ortho Spine por uma equipe composta por ortopedistas e traumatologistas especializados em cirurgia de pé e tornozelo.

Joanete

Alinhamento incorreto da articulação do primeiro dedo com o metatarso, que aumenta de tamanho e que se torna dolorosa, afastando-se “para fora”; o dedo faz uma angulação em direção aos outros dedos. Os joanetes têm uma forte componente hereditária, mas podem ser agravados por calçados inadequados. A funcionalidade inadequada do pé pode também ser uma agravante.

Dedo em garra

Pode originar-se devido a um desequilíbrio muscular; ocorre quando o dedo adquire a forma de uma “garra”, pode afetar qualquer dedo, mas é mais frequente no segundo dedo do pé – pode aparecer como consequência de um joanete. A correta escolha de meias e calçado podem aliviar o desconforto e evitar que piore. É aconselhável avaliar a causa e tratá-la.

Esporão do calcanhar

Surge no calcâneo (osso do calcanhar), à frente no alinhamento de um forte tendão da planta do pé (fáscia plantar). O esporão vai-se formando com a tracão forte e repetida do tendão sobre a sua inserção no calcâneo – ocorre uma progressiva calcificação. A dor resulta normalmente do estiramento do tendão e não propriamente do esporão. É importante uma avaliação minuciosa de uma possível causa funcional/biomecânica.

Fascíte Plantar

A inflamação na região plantar do pé que acarreta dor a nível do calcanhar e/ou arco. Há uma grande variedade de lesões ou uma funcionalidade incorreta do pé que pode originar uma fascíte plantar. É habitual o recurso a tratamento anti-inflamatório, a exercícios específicos e ao tratamento com ortóteses plantares personalizadas para corrigir a funcionalidade do pé e aliviar a dor.

Fraturas de Stress

Fendas incompletas no osso causadas por sobreuso (stress). Com repouso completo, estas fraturas em dedos ou outros ossos do pé tendem a curar rapidamente. Contudo, é frequente evoluírem para fraturas completas. É importante determinar a causa biomecânica e anulá-la/minimizá-la.

Dr. Eduardo Padula

Dr. Michel Gutman

  • Formado em Medicina pela Universidade Gama Filho (2009)
  • Residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Municipal Souza Aguiar (2011-2014)
  • Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia)
  • Especialização-R4 em Cirurgia do Pé e Tornozelo (2017-2018)
  • Curso Master de Cirurgia do Pé e Tornozelo (2017)