Dor nas costas é um sintoma que 9 a cada 10 brasileiros sentem, mas o que é mito ou verdade?
A maioria das pessoas associam dor nas costas à sobrepeso e sedentarismo, mas você sabe outras práticas que podem prejudicar a coluna e aumentar a probabilidade de dores?
Dr. Abel Carneiro, diretor e ortopedista especialista em Cirurgia da coluna na Clínica Ortho Spine, responde as dúvidas mais frequentes de pacientes e explica como evitar lombalgia e outras doenças da coluna.
Mitos e Verdades sobre dor nas costas
O estresse pode causar dor nas costas?
Sim. Pode causar devido algumas tensões musculares causadas pelo estresse, como os trapézios e ombros, e isso pode ser um motivo para a dor, mas também há outros possíveis causadores: sono irregular, depressão e outros aspectos indiretos.
Dores na coluna sempre indicam doenças graves?
De forma nenhuma. Dor na coluna é algo comum, cerca de ⅓ da população pode vir a ter dor na coluna. O que é preocupante é a dor acompanhada de outros sintomas, como: febre, fraqueza, tontura, dificuldade de urinar, entre outros. Dores constantes e intensas devem ser sempre acompanhadas do médico especialista, mas não significa que necessariamente é uma doença grave.
Dormir em colchões duros ou moles demais, ou no chão, podem prejudicar a coluna?
Tudo em excesso é prejudicial para a nossa saúde. Colchões muito moles podem propiciar posições inadequadas e gerar má qualidade de sono. Colchões duros demais não deforma as proeminências ósseas, não faz o formato deixando a coluna mais reta e também causa dor. O mais adequado é procurar colchões adequados para o seu tamanho e peso. Grandes empresas de colchões costumam vender colchões com a densidade adequada para cada pessoa e, logo, ter uma boa qualidade de sono.
O repouso prolongado pode aumentar as dores na coluna?
Muita gente em algum momento já sentiu dor ao ficar o dia todo deitado.
Sim, o repouso pode ser feito em uma posição inadequada e gerar dor, além de também poder ocasionar uma fraqueza muscular por um tempo exagerado de repouso.
O sobrepeso é um dos principais causadores de dor na coluna?
Um causador importante, assim como a obesidade. Quando você tem um sobrepeso você muda o eixo do seu equilíbrio sagital, você faz com que o seu peso vá pra frente, enquanto você força o corpo mais pra trás com o intuito de equilibrar o peso. Isso gera sobrecarga, dores e não é adequado. O alongamento e o fortalecimento é importante para evitar dores na coluna.
O excesso de exercícios físicos também podem prejudicar a coluna?
Pode se for feito de forma incorreta ou excessivo demais. Fazer um esporte de impacto, por exemplo, sem ter um preparo físico ou iniciar um exercício sem aquecimento e alongamento adequado pode aumentar a probabilidade de prejudicar a sua coluna. Lembrando sempre que o ideal é sempre buscar acompanhamento de profissionais qualificados nas suas atividades físicas e de forma saudável.
Estalar o pescoço com movimento da cabeça faz mal?
Depende. Se ao mexer o pescoço, ele estala normalmente, não há sinal de perigo. Mas forçar esse movimento pode forçar as articulações e acabar gerando uma lesão na cervical. É importante sempre alongar a musculatura da coluna e fortalecimento da mesma, mas estalar não é indicado.