A popular dor nas costas, ou dor na coluna lombar, é um caso comum para grande parte das pessoas e, na maioria das vezes, pode ser hérnia de disco e tratada com fisioterapia e medicamentos adequados prescritos pelo ortopedista. No entanto, quando há a existência de uma hérnia de disco lombar e não há melhora significativa com o tratamento conservador, recomenda-se a cirurgia.
O ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna, Dr. Abel Ferreira Carneiro explica sobre a origem da Hérnia de Disco, sintomas, possíveis tratamentos, a cirurgia e pós-operatório.
O que é Hérnia de Disco?
O disco invertebral é uma estrutura cartilaginosa que guarda em seu centro um disco cartilaginoso (disco pulposo). Quando este disco é danificado, com fissuras ou rompimentos, ele perde seu formato original de disco, e se torna uma hérnia de disco, comprimindo as estruturas presentes na coluna lombar ou cervical. A formação da hérnia de disco provoca um processo inflamatório agudo, que geralmente causa dor neurológica.
“Os red flags são sinais de inflamação na coluna vertebral e geralmente podem indicar hérnia discal em caso de dor intensa ou contínua por mais de 3 meses” explica Dr. Abel Carneiro.
O que causa a Hérnia de Disco?
À medida que envelhecemos, os discos em nossas colunas podem perder sua flexibilidade e elasticidade. Os ligamentos em torno dos discos se tornam frágeis e rompem com maior facilidade. Quando ocorre uma hérnia de disco, a mesma pode pressionar nervos espinhais próximos (radiculopatia) ou pressionar a medula espinhal (mielopatia), causando dolorosos sintomas.
Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo. Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral e favorecer o aparecimento de hérnias discais.
Sintomas
A hérnia de disco pode ser assintomática ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante.
Sintomas da Hérnia de Disco Lombar
- Dor irradiando para as pernas
- Dor na região lombar, com piora à flexão da coluna vertebral
- Sensação de formigamento
- Sensação de queimação irradiada
- Sensação de fraqueza nas pernas
- Dificuldade em levantar a parte anterior do pé
- Dor ao longo do trajeto do nervo ciático (coluna, nádega, coxa e perna)
Sintomas da Hérnia de Disco Cervical
A diferença sintomática entre a hérnia na região cervical e lombar é justamente a localização da dor, de forma que a cervical apresenta uma variedade de sintomas na região do pescoço, ombros, braços, mãos e dedos. O padrão de dor irá depender principalmente da localização do disco herniado.
- Dor nos braços ou ombros
- Dor com padrão em choque, ou agulhada fina, na região cervical até os braços
- Sensação de formigamento nos ombros, braços e mãos
- Sensação de fraqueza nos braços
- Dor ao mover o pescoço
- Sensações desagradáveis na região cervical
Diagnóstico e Tratamento
Na consulta com o médico especialista, ele irá fazer algumas questões acerca do seu histórico clínico, é preciso responder com exatidão a todas as perguntas para que ele compreenda mais rapidamente o seu problema e encaminhe os procedimentos com finalidade a erradicar a doença. Portanto, dê respostas as mais completas possíveis.
O médico irá avaliar o padrão, intensidade e duração de sua dor lombar, cervical ou na perna. Irá também perguntar de acidentes prévios, outras doenças ou lesões que possam ter acometido a coluna, além de histórico cirúrgico ou de outros procedimentos já realizados na coluna.
Exames como RX, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.
As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer um pouco de repouso e sessões de fisioterapia e acupuntura. Em geral, em apenas um mês, 90% dos portadores dessas hérnias estão aptos para reassumir suas atividades rotineiras.
Hérnias de disco na coluna cervical podem surgir diretamente nessa região ou serem provocadas por alteração na curvatura e posicionamento da coluna vertebral durante a crise da hérnia lombar. A escolha do tratamento, se cirúrgico ou não cirúrgico, considera a gravidade dos sintomas e o déficit motor. A cirurgia só é indicada quando o paciente não responde ao tratamento conservador e nos casos de compressão do nervo exercida por parte do disco que extravasou, pois corrigido esse defeito mecânico a dor desaparece completamente.
Tratamento
Depois de confirmado o diagnóstico de hérnia de disco, são receitados alguns cuidados ao paciente. Normalmente é prescrito repouso por um curto período, além de medicamentos para aliviar a dor e também sessões de acupuntura e fisioterapia, por último.
Para pacientes que se queixam de espasmos nas costas, recomendam-se relaxantes musculares. Casos mais raros pedem esteroides, via oral ou intravenosa. A Acupuntura é uma ótima opção terapêutica, devido a seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular, ajudando no controle das crises de dor, e espaçamento das crises.
A fisioterapia é uma reabilitação feita após o tratamento medicamentoso e o período de repouso. Os pacientes em tratamento serão orientados ao que fazer para minimizar as dores causadas pela hérnia de disco. Serão prescritos exercícios e posições adequadas, que causam alívio do sintoma.